domingo, 16 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO INCLUSIVA


DICAS PARA ESTUDAR LIBRAS
LIBRAS é uma língua que precisa de um mediador para lhe ensinar, pois possui muitas especificidades, que são diferentes da língua oral.

Mas, muitas pessoas fazem os cursos de LIBRAS, e depois param de estudar ou dar continuidade por vários motivos, esse pode ser o seu caso.

Para melhorar seu desempenho na LIBRAS, você pode fazer esses exercícios:

1- VOCABULÁRIO

Procure aprender mais vocabulário. Isso exige disciplina! Estabeleça um número diário de sinais novos, e cumpra seu cronograma. Ao aprender os vocabulários, você poderá se concentrar em outras questões da LIBRAS. Faça uma tabela e preencha cada vez que aprender um sinal novo, construindo uma frase em LIBRAS. Caso haja alguma dúvida, você pode conversar com seu professor(a) de Libras.

Exemplo:

Sinal novo: ACORDAR

Descrição: as duas mãos em configuração de S, movimento cruzado

Frase: EU QUERER ACORDAR 6 HORA MANHÃ.

2- MEMORIZAÇÃO

Esse é um item que é muito importante na Libras, a memorização.Os alunos costumam chegar na sala de aula preocupados pela quantidade de sinais que devem aprender. Mas para facilitar sua memorização, anote a descrição do sinal.

Caso esteja em uma palestra, culto sinalizado ou em outra situação que exista um surdo ou intérprete, carregue um caderninho e observe seus sinais. Caso a pessoa faça um sinal novo para você, descreva-o em seu caderno, como no exemplo acima, se você sabe desenhar, melhor ainda!

Ao chegar em casa, preencha a sua tabela de sinais novos e já coloque o sinal novo em uma frase. Ao perceber que foi memorizado, passe para outro.

3- CONFIGURAÇÃO DE MÃO

Uma das dificuldades dos alunos é fazer os movimentos das mãos. Lembre-se que cada sinal possui uma configuração de mão específica.

Exemplo: SINAL DE CONHECER

( FALTA POSTAR IMAGEM)

4- TRANSCRIÇÃO DO PORTUGUÊS PARA LIBRAS

Após memorizar os vocabulários e colocá-los em prática, você já pode ir para o próximo passo, a tradução.

Escolha um vídeo do dicionário e trabalhe em cima dele. Veja o vídeo duas vezes, para ficar familiarizado com a sinalização da pessoa, e ver se conhece os sinais.

Caso não conheça, pesquise sobre esses sinais.

Após, com um caderno ou mesmo no computador, transcreva a “fala” da pessoa em Português.

Isso irá lhe auxiliar na compreensão dos sinais, a entender a formação das frases em Libras, a perceber os classificadores, além de prepará-lo para a tradução mais futuramente.

No sistema de Transcrição da Libras, as palavras devem estar em letra maiúscula, conter o gênero neutro, exemplificação de sinal composto entre outras questões.

5- MÚSICA EM LIBRAS EM LIBRAS

Escolha uma música e trabalhe em cima dela. Escute-a algumas vezes, escreva a letra em Português e faça uma tabela dessa maneira.

Nome da Música: Início em: 00/00/0000

Português Libras

a) No começo, você irá fazer uma tradução literal, não tem problema nessa etapa, pois você está preocupado em achar um sinal correspondente à palavra em Português.

b) Depois de ter feito a transcrição Literal, faça somente os sinais e tente perceber se o surdo compreenderia o sentido da letra da música. Provavelmente a resposta é não!

c) Agora vem a parte mais trabalhosa, fazer uma tradução CULTURAL e não LITERAL. Muitas músicas possuem sentido figurado, que ficam estranho na tradução literal para Língua de Sinais.

Exemplo:

Português- Eu vou morrer de amor por você

Libras- EU MORRER AMOR VOCÊ.

O sinal de MORRER aqui fica fora do contexto cultural, pois o sinal de morrer é utilizado como morte mesmo. Pensando culturalmente, seria melhor fazer o sinal de AMORmuito adicionado da expressão facial de apaixonado.

d) é preciso encontrar outras maneiras de dizer a frase em Libras, de modo que fique claro para o surdo o sentido da frase, e não a transcrição literal, ou seja, o Português Sinalizado.

6- TRADUÇÃO.

Você pode escolher um vídeo, e gravar sua tradução. Escute sua tradução e refaça novamente. Perceba suas pausas, se houve dúvida em algum sinal, se teve problema de tradução, se a sua voz correspondeu a entonação do sinalizador em Libras.

Então, com essas dicas, você pode perceber que muito esforço depende de você!

Mãos a obra e bom estudo!
                                                                                                     Texto extraído do blog de Priscila Festa